PROGRAMA RHAPSODY

Programa Rhapsody para os Cuidadores de doentes com Demência de Início Precoce

(45 aos 64 anos).

Veja em http://www.young-dementia-guide.pt o programa completo de apoio aos Cuidadores de doentes com Demência de Início Precoce (abordagem médica, problemas/soluções, 

comportamentos, questões  familiares, como obter ajuda e cuidar de si próprio). 


O RHAPSODY é um projeto no âmbito do programa conjunto da União Europeia intitulado Joint Programme in Neurodegenerative

Disease-JNPD, com a participação de França, Alemanha, Holanda, Portugal (com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia), Suécia e Reino Unido. 

O programa RHAPSODY propôs-se apoiar os cuidadores de pessoas com Demência de Início Precoce, um grupo particularmente desfavorecido de doentes. A demência de início precoce afeta aproximadamente 1 em 1000 pessoas na população dos 45-64 anos e de forma dramática também os seus cuidadores. 

O estudo envolveu uma equipa multidisciplinar de 8 investigadores principais, oriundos de 6 países europeus, da academia e da indústria, representando as áreas da medicina, psiquiatria, neurologia, neuropsicologia, enfermagem, neurociências, economia da saúde e informática. Contou com o apoio de associações de doentes.

 

Foram comparados os sistemas de saúde e recursos sociais que auxiliam os doentes com Demência de Início Precoce, bem como as necessidades e o acesso aos cuidados deste grupo de doentes. A partir daí, procedeu-se ao desenvolvimento de um programa educativo, interativo e baseado na internet, de suporte aos cuidadores. O estudo piloto demonstrou a exequibilidade e excelente aceitação deste programa por parte dos cuidadores, com melhoria do respetivo sentimento de confiança e apontando mesmo para benefícios nas reações disruptivas dos doentes.

 

A versão portuguesa do programa RHAPSODY foi apresentada pela primeira vez no decorrer da 31ª reunião do Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demências, no dia 30 de junho, pelas 12h30, no Museu do Oriente, em Lisboa. Cremos que esta notícia interessará aos cuidadores de doentes com Demência de Início Precoce, como também a todos os cuidadores, profissionais, investigadores e estudantes desta área, além do público em geral. 

O programa RHAPSODY está acessível aos cidadãos através do site www.young-dementia-guide.pt.